Q&A

O QUE É O OPENCITY LAB?

O OpenCity Lab é um centro de gravidade para startups, marcas e cidades. Conectamos iniciativas capazes de transformar marcas e contextos urbanos a empresas que veem nas cidades necessidades de mudanças e grandes oportunidades de negócios com os usuários dos produtos e serviços utilizados pelas startups.

O QUE É INICIATIVA COM IMPACTO URBANO POSITIVO?

A que faz da cidade um lugar melhor para quem vive e/ou trabalha nela ou passa por ela.

QUEM ESTÁ POR TRÁS DO OpenCity Lab?

A REPENSE, uma agência com DNA de relacionamento e referência no ecossistema digital e a Garimpo de Soluções, empresa de economia, cultura, desenvolvimento e cidades. Juntas, elas já ajudaram a transformar mais de 100 empresas ou marcas e 170 cidades de 30 países.

QUEM MAIS PARTICIPA DO OpenCity Lab?

Parceiros estratégicos que são o desejo de consumo de muitos empreendedores e ajudam marcas a transformar sonhos em negócios: aceleradoras, fundos, instituições internacionais e embaixadores.

QUEM FORMA O CONSELHO?

Os conselheiros do OpenCity Lab são pessoas e profissionais que todo mundo gostaria de ter do lado: inovadores, transformadores e comprometidos com pessoas e cidades. Confira a lista aqui.

QUE TEMAS O OpenCity Lab TRABALHA?

São nove pilares. Conheça todos aqui.

EM QUE ESTÁGIO A INICIATIVA PODE ESTAR?

Buscamos startups em três fases de desenvolvimento:

- Fase de LANÇAMENTO (no começo, estruturando o negócio, fazendo as configurações iniciais, buscando parceiros/investimentos e se preparando para o futuro).

- Fase de CRESCIMENTO (montando um time, estruturando as finanças, procurando mais recursos, pagando impostos e aplicando mecanismos de controle de risco).

- Fase de ganho de ESCALA (expansão regional ou global, preparação para abertura de capital [IPO]).

QUEM DEFINE O ESTÁGIO DA STARTUP?

O empreendedor, quando a cadastra, e a curadoria do OpenCity Lab, quando a valida.

AS STARTUPS TÊM DE TER FINS LUCRATIVOS OU PODEM SER NEGÓCIOS SOCIAIS?

Ambos são bem-vindas.

QUAIS SÃO AS MARCAS QUE PARTICIPAM?

Além de estar no radar das dezenas de marcas clientes da REPENSE e da Garimpo de Soluções, o OpenCity Lab tem vida própria. Ele é apoiado por marcas que sabem o valor da inovação – dentro da empresa e fora dela – e que acreditam na evolução das cidades proporcionada por essa inovação. Saiba como apoiar o Open City Lab aqui.

OS SERVIÇOS E PRODUTOS OFERECIDOS PELAS STARTUPS PODEM SERVIR CIDADES DE TODOS OS PORTES, DE TODAS AS REGIÕES E DE QUALQUER PAÍS?

Sim.

SOU UM EMPREENDEDOR

O QUE EU GANHO CADASTRANDO MINHA STARTUP?

Acesso a uma rede de empresas sólidas e interessadas em empreendimentos capazes de inovar suas marcas e, ao mesmo tempo, transformar as cidades. Algumas empresas podem ser seu primeiro cliente, outras investir em seu negócio, oferecer acesso à sua equipe de inovação, mentoria, espaço de cowork ou realização de piloto. Depende do momento de seu empreendimento, do interesse da empresa e da disponibilidade da rede de parceiros. Seja como for, o OpenCity Lab pode se tornar um parceiro estratégico para ajudar a transformar seu empreendimento em algo maior.

O QUE ACONTECE DEPOIS DE EU CADASTRAR MINHA STARTUP?

A equipe do OpenCity Lab analisará seu potencial de impacto urbano, o(s) eixo(s) no(s) qual(is) está enquadrada e validará suas informações. Em seguida, sua startup será apresentada às marcas e aos parceiros estratégicos de acordo com seu perfil e com o cronograma de trabalho do OpenCity Lab junto aos parceiros.

POSSO CADASTRAR MAIS DE UMA ISTARTUP?

Sim, quantas quiser.

VOCÊS INVESTEM DINHEIRO?

Não, mas além de eventualmente algumas marcas poderem se interessar em investir, temos como parceiros estratégicos alguns fundos e investidores. Confira aqui.

HÁ PROGRAMAS DE MENTORIA?

Não, mas além de eventualmente algumas marcas poderem se interessar em desenvolvê-los e temos parceria estratégica com aceleradoras para isso. Confira aqui.

TEREI ESPAÇO DE COWORK?

Não, mas algumas marcas ou parceiros podem se interessar em oferecê-lo.

VOCÊS ORGANIZAM ENCONTROS ENTRE EMPREENDEDORES?

Organizamos periodicamente encontros para empreendedores, marcas, parceiros e demais atores desse ecossistema.

VOCÊS TÊM ALGUMA RESPONSABILIDADE PELAS CONFIDENCIALIDADES E PROPRIEDADES INDÚSTRIAIS E INTELECTUAIS DE MINHA STARTUP?

Não. Caso tenha algum receio quanto a isso, você deverá fazer os registros necessários antes de cadastrá-la.

QUANTO TEMPO MINHA INICIATIVA FICARÁ ATIVA NA BASE DO OpenCity Lab?

Por prazo indeterminado ou até que você solicite sua remoção.

POSSO ALTERAR MEUS DADOS, UMA VEZ PREENCHIDO O CADASTRO?

Sim, a qualquer momento. Basta solicitar entrando em contato conosco.

EU VOU RECEBER RELATÓRIOS DE ATIVIDADES?

Não. Você será contatado se alguma marca ou parceiro quiser conversar. Por isso é importante você cadastrar sua iniciativa de forma clara e direta e manter seus dados atualizados sempre.

SOU MENOR DE IDADE. POSSO PARTICIPAR?

Não. Mas você pode buscar alguém maior de idade que apresente a iniciativa em parceria com você.

MINHA INICIATIVA TEM VÁRIOS SÓCIOS. QUEM PRECISA INSCREVÊ-LA?

O sistema permite a inclusão de até 3 sócios, sendo a escolha e a ordem livres. Qualquer um deles pode inscrever.

TENHO DE TER CNPJ PARA CADASTRAR UMA STARTUP?

Sim.

SOU UMA EMPRESA

POR QUE TRABALHAR EMPREENDIMENTOS COM IMPACTO URBANO POSITIVO?

Porque além de concentrar mais de 85% da população brasileira, as cidades são laboratórios de inovações, radares de tendências e são o território perfeito para transformar possibilidade em realidade. Além disso, os negócios de impacto atraem a atenção e admiração dos consumidores, em especial os das novas gerações.

POR QUE ME ENVOLVER COM O OpenCity Lab?

Há duas oportunidades complementares. Como investimento de marketing, para desenvolver uma relação mais próxima com a comunidade e/ou públicos específicos; difundir ou aprimorar sua imagem; incrementar o conhecimento de marca; conceber e testar conceitos; e mapear tendências. Como estratégia de negócios, para gozar de acesso a um manancial de talentos urbanos; inspirar sua equipe de inovação com ideias e propostas de inovadores externos; ganhar agilidade e se posicionar na fronteira da competitividade de negócios; identificar e aproveitar oportunidades ainda inexploradas de negócios; ganhar atratividade para rentenção e atração de talentos; entre outros benefícios.

QUAIS SERVIÇOS O OpenCity Lab PRESTA?

Somos parceiros estratégicos para conectar marcas a empreendimentos com impacto urbano positivo. Para ajudar a marca a melhor se beneficiar dessas inovações e mergulhar no contexto das cidades, oferecemos um leque de serviços adicionais: acesso diferenciado ao portal; desafios de projetos específicos, cursos in company, relatóriossobre temas unindo inovação e cidades, eventos para os atores do ecossistema.

QUE BENEFÍCIOS EU GANHO COMO MARCA PARCEIRA?

Acesso às iniciativas cadastradas, nossa assessoria no processo e relatórios periódicos nas áreas de seu interesse.

REPRESENTAREI A INDÚSTRIA NA QUAL MINHA MARCA ESTÁ LINSERIDA?

Sim, com exclusividade e por um ano, com preferência no momento de renovação da parceria.

VOCÊS BUSCAM A CONEXÃO ENTRE MARCAS E EMPREENDIMENTOS E PONTO FINAL?

Não. Nosso maior valor agregado é trabalhar com as marcas de forma contínua, ajudando-as a melhor entender, envolver-se e inovar seus negócios em parceria com empreendimentos e cidades e paralelamente contribuir para o desenvolvimento de mercado junto aos seguidores das startups e para a construção de marcas com melhor reputação através dessas conexões.

MINHA EMPRESA PODE APRESENTAR UM DESAFIO ESPECÍFICO, SEM SER PARCEIRA OFICIAL DO OpenCity Lab?

Sim. Procure-nos para saber como.

DE QUE MANEIRA POSSO INVESTIR EM UMA INICIATIVA?

De várias formas: financiando-a, oferecendo ou patrocinando mentoria, franqueando acesso à sua equipe de inovação, realizando um piloto com a iniciativa e como mais suas necessidades e as da iniciativa imaginarem.

MINHA EMPRESA TEM POR MOTE INVESTIR EM STARTUPS COMO CORPORATE VENTURE, NÃO COMO RESPONSABILIDADE CORPORATIVA. É POSSÍVEL?

O propósito do OpenCity Lab é conciliar objetivos e interesses de empresas e startups com impacto urbano positivo. Para muitas delas, aporte de capital como corporate venture é bem-vindo.

MINHA EMPRESA JÁ LIDA COM STARTUPS E LANÇA DESAFIOS/CHAMADAS. QUE BENEFÍCIO EU TIRARIA DO OpenCity Lab?

a) Compreensão ampliada e complexa do ecossistema urbano (tendências, oportunidades de nichos e de modelos de negócios), oferecida por uma equipe de peritos no tema.

b) Conciliação de estratégia de negócios e melhoria do contexto urbano, no qual a empresa, seus colaboradores, parceiros, fornecedores, clientes e stakeholders, em geral, atuam.

c) Abordagem transversal a oportunidades que não se encaixam nas lógicas setoriais tradicionais.

d) Um investimento para quem quer complementar seu core business com inovação aberta com duplo benefício: para si e para a cidade.

e) Unirá forças com outras marcas na busca de melhores oportunidades e na construção de melhor reputação.

QUANTAS MARCAS PODEM PARTICIPAR DA PLATAFORMA?

Queremos trabalhar com poucas marcas não concorrentes, que acreditam em nosso propósito e que sejam beneficiadas ao máximo pelas nossas entregas.

COMO FAÇO PARA CONTATAR VOCÊS?

Pelo e-mail contato@opencitylab.com.br

SOU UMA CIDADE

COMO POSSO PARTICIPAR?

Para o OpenCity Lab, uma cidade que busca se inovar apostando em startups e na inteligência coletiva atua como uma marca inovadora, porém com uma complementação muito especial: o compromisso real com a melhoria de vida de seus cidadãos.

POSSO SER UM PILOTO DAS INICIATIVAS DO OpenCity Lab?

Sim, contate-nos pelo e-mail contato@opencitylab.com.br

SOU UM INVESTIDOR

COMO FAÇO PARA INVESTIR ENCONTRAR STARTUPS QUE PODEM ME INTERESSAR?

Contate-nos pelo e-mail contato@opencitylab.com.br

Voltar ao Topo